INTERNACIONAL – Hezbollah ameaça atacar novos alvos em Israel se civis continuarem sendo alvejados no Líbano, diz líder do grupo



O líder do grupo Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, fez uma ameaça direta a Israel nesta quarta-feira (17), declarando que novos alvos israelenses serão atingidos se o país continuar alvejando civis no Líbano. Nasrallah fez esses comentários em meio ao aumento do número de não combatentes mortos no Líbano nos últimos dias, incluindo cinco civis sírios, incluindo três crianças, que foram mortos em ataques israelenses no país.

Segundo informações da mídia estatal e fontes de segurança, pelo menos três civis libaneses também foram mortos em ataques anteriores. Enquanto Israel afirma que seus ataques têm como alvo apenas os militantes e a infraestrutura do Hezbollah no Líbano, o grupo liderado por Nasrallah defende que vai lançar mísseis em novos assentamentos caso os ataques contra civis continuem.

O Hezbollah, apoiado pelo Irã, é a força militar e política mais poderosa do Líbano e considera todos os centros populacionais israelenses como assentamentos, não reconhecendo Israel como um país legítimo. As tensões entre Israel e o Hezbollah aumentaram desde que o grupo anunciou uma aliança com os palestinos, logo após o ataque do Hamas às comunidades do sul de Israel em outubro.

Além disso, grupos ligados ao Irã na região, como as facções armadas xiitas na Síria e no Iraque, assim como os Houthis do Iêmen, também têm atacado Israel desde então. Os combates no Líbano já resultaram na morte de mais de 100 civis e mais de 300 combatentes do Hezbollah, além de causar destruição em cidades e vilarejos na fronteira com Israel.

Nasrallah prometeu que as casas destruídas serão reconstruídas de forma ainda mais bonita e minimizou a capacidade de Israel de travar uma guerra em grande escala no Líbano. Ele afirmou que a capacidade militar de Israel foi enfraquecida em Gaza e ameaçou destruir todos os tanques do Exército israelense caso entrassem no Líbano.

Diante dessas declarações, a tensão na região aumenta e a possibilidade de um novo conflito entre Israel e o Hezbollah preocupa a comunidade internacional. A situação segue em desenvolvimento e a paz no Oriente Médio continua sendo uma preocupação constante.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo