INTERNACIONAL – “Grupo de brasileiros e familiares consegue deixar Faixa de Gaza e se desloca para o Egito, informa o Itamaraty”

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou no sábado a notícia de que 47 brasileiros e seus familiares próximos conseguiram atravessar a fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito. De acordo com o Itamaraty, o grupo está se dirigindo para a capital egípcia, acompanhado por uma equipe da Embaixada do Brasil no Cairo.

Após passarem a noite no Egito, está previsto que o grupo deixe o país no domingo a bordo de uma aeronave da Força Aérea Brasileira. Este será o 11º voo da Operação Voltando em Paz, com retorno programado para a Base Aérea de Brasília. Desde o início da operação em 10 de outubro, um total de 1524 brasileiros e seus familiares próximos terão sido retirados da região de conflito, de acordo com o comunicado oficial do ministério.

Os 47 resgatados fazem parte de uma lista de 102 brasileiros e familiares próximos que foram apresentados aos governos envolvidos para obter autorização de saída da Faixa de Gaza. No entanto, 24 tiveram sua saída negada, incluindo sete brasileiro-palestinos.

O Itamaraty detalhou que, dos 78 previstos na lista autorizada, 11 binacionais brasileiro-palestinos e 36 palestinos cruzaram a fronteira de Rafah em direção ao Egito. Entre eles, havia 27 menores, 16 mulheres (incluindo duas idosas) e quatro homens adultos.

A operação de resgate de brasileiros e seus familiares próximos da região de conflito é uma prioridade para o governo brasileiro, que tem trabalhado em estreita cooperação com as autoridades locais e internacionais para garantir a segurança e repatriação de seus cidadãos.

Os esforços do Ministério das Relações Exteriores em garantir a saída segura dos brasileiros da Faixa de Gaza e sua repatriação para o Brasil são uma demonstração do compromisso do país em proteger seus cidadãos em situações de crise e conflito no exterior.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo