O América-MG, que ocupa a última posição na tabela, com 20 pontos, já não vence há nove jogos e a fuga do rebaixamento parece cada vez mais distante. Já o Internacional chegou aos 39 pontos, longe de brigar por uma vaga na Libertadores. Os jogadores deixaram o campo vaiados pela atuação abaixo do esperado.
O Internacional começou pressionando o América-MG e abriu o placar aos 14 minutos do primeiro tempo. Nico Hernández avançou pelo meio e cruzou para Enner Valencia, que subiu entre os zagueiros adversários e cabeceou para o gol. O América tentou responder, mas o arremate de Daniel Borges saiu pela linha de fundo.
Após abrir o placar, o Internacional diminuiu o ritmo e o jogo ficou morno, com poucas oportunidades de gol para ambos os times. Aos 30 minutos, Wanderson recebeu de Pedro Henrique e exigiu uma boa defesa do goleiro Jori. O atacante ainda teve uma segunda chance, mas o chute passou rente ao travessão.
O América-MG teve dificuldades para criar jogadas e apenas assistiu ao Internacional jogar durante a maior parte do primeiro tempo. A equipe mineira conseguiu evitar uma derrota ainda mais elástica com boas defesas de Jori.
No segundo tempo, o técnico Fabián Bustos arriscou ao abrir mão de um defensor e colocar um atacante em campo para tentar buscar o empate. O América-MG cresceu na partida e conseguiu ameaçar o Internacional. Aos oito minutos, Juninho cruzou e Mastriani tentou a finalização, mas não conseguiu. A bola sobrou para Emmanuel Martínez, que demorou para chutar e viu Nico Hernández salvar o Internacional.
Mesmo estando mais acuado, o Internacional continuou pressionando em busca do segundo gol. Aos 16 minutos, Wanderson fez uma boa jogada pela esquerda e rolou para trás. Aránguiz chegou batendo, mas a bola acertou Alan Patrick. O próprio capitão do Internacional teve uma oportunidade para marcar no lance seguinte, mas Jori fez a defesa.
No entanto, o Internacional acabou se acomodando e viu o América-MG empatar aos 28 minutos. Marlon acertou um belo chute de fora da área e mandou no ângulo de Rochet, que apenas olhou a bola entrar no gol. O time gaúcho ainda tentou pressionar no fim do jogo, com vários atacantes em campo, mas não conseguiu evitar o empate.
Na próxima rodada, o América-MG enfrenta o clássico contra o Atlético-MG, no sábado, às 19h30, no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Já o Internacional visita o Cruzeiro, no domingo, às 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Ficha técnica:
Internacional 1 x 1 América-MG
Internacional: Rochet; Bustos, Igor Gomes, Mercado e Nico Hernández (Dalbert); Rômulo (Gabriel), Aránguiz (Lucca) e Alan Patrick (Luiz Adriano); Wanderson, Enner Valencia e Pedro Henrique (Bruno Henrique). Técnico: Eduardo Coudet.
América-MG: Jori; Daniel Borges (Felipe Azevedo), Iago Maidana (Marlon), Ricardo Silva e Danilo Avelar; Alê, Juninho, Rodriguinho (Breno), Emmanuel Martínez (Cazares) e Benítez (Mateus Henrique); Mastriani. Técnico: Fabián Bustos.
Gols: Enner Valencia, aos 14 minutos do primeiro tempo; Marlon, aos 28 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Danilo Avelar e Alê (América).
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP).
Renda: R$ 130.058,00.
Público: 14.961 torcedores.
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.