Instituto do Meio Ambiente de Alagoas lança Mudômetro e aplicativo Alagoas Mais Verde para incentivar o plantio de mudas

Na próxima sexta-feira (24), o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) realizará o lançamento do Mudômetro e do aplicativo Alagoas Mais Verde, às 9h30, no auditório do IMA. O Mudômetro é um contador de mudas plantadas em tempo real e faz parte do programa Alagoas Mais Verde, que visa promover e incentivar a arborização, o reflorestamento e o plantio de mudas em Alagoas.

A iniciativa tem como objetivo mobilizar a população, os municípios e as empresas para a importância da arborização tanto nas áreas rurais quanto nos centros urbanos. O Mudômetro e o aplicativo Alagoas Mais Verde estarão integrados, de modo que o plantio de mudas registrado no aplicativo será computado automaticamente no Mudômetro. Os participantes receberão prêmios e selos, como os selos Alagoas Mais Verde Bronze, Prata e Ouro, dependendo do número de mudas plantadas.

Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA, ressalta que a iniciativa visa promover uma competição saudável em prol do meio ambiente, destacando que o IMA já plantou 1,5 milhão de mudas desde 2015, como parte de suas ações de reflorestamento e recomposição de matas ciliares.

Além disso, o IMA lançou em setembro o projeto Calçada Verde, que tem como objetivo transformar as calçadas em faixas de solo preenchidas com plantas nativas. Nove bairros de Maceió já foram beneficiados por esse projeto, trazendo benefícios como a redução de calor e a infiltração da água da chuva no solo.

O programa Alagoas Mais Verde já plantou mais de 1 milhão de mudas em todo o estado e tem como meta atingir 1,2 milhão de mudas plantadas até 2023. O projeto também contempla a recuperação de áreas desmatadas e o plantio de espécies nativas.

O lançamento do Mudômetro e do aplicativo Alagoas Mais Verde acontecerá no auditório do IMA, localizado na Avenida Fernandes Lima, 679, 3° Andar, no antigo Shopping Cidade, às 9h30. Essa iniciativa visa promover a conscientização e a participação da população, municípios e empresas no que diz respeito ao cuidado e preservação do meio ambiente em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo