De acordo com o presidente do Instituto Lajense, Quitério Matias, a realização da mostra reforça o compromisso da instituição com a promoção da cultura e da arte. A iniciativa busca levar atividades artísticas e culturais à população local, como a presença de um cordelista na feira livre da cidade, declamações poéticas no histórico caramanchão próximo à Igreja de São José e a apresentação da Escola de Ballet Brisé de Maceió na Praça de Eventos.
A programação inclui o descerramento da placa Imperatriz Leopoldina, em homenagem à prefeita Ângela Vanessa, no dia 15 de dezembro, na sede do Instituto Lajense. Já no dia 16, haverá a apresentação do cordelista Ruy Rodrigues na tradicional feira de rua da cidade, seguido por um sarau de poesia no Caramanchão ao lado da Igreja de São José, além de uma exposição de Numismática na sede do Instituto. Por fim, no dia 17, a Escola de Ballet Brisé de Maceió se apresentará na Praça de Eventos com o espetáculo “Gonzaga em verso & passo”, em homenagem a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
A mostra conta com o apoio cultural da Prefeitura de São José da Laje e da Usina Serra Grande, e representa uma grande oportunidade para que a população local tenha acesso a diversas manifestações culturais e artísticas, além de homenagear uma importante figura política da região.