Um levantamento recente mira fornecer uma ferramenta importante para consumidores em busca do presente perfeito para o Dia dos Namorados sem estourar o orçamento
O Dia dos Namorados se aproxima, e para auxiliar os apaixonados nessa empreitada, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas realizou um levantamento dos preços dos itens mais cobiçados, em shoppings e lojas no centro de Maceió. O objetivo é garantir que os consumidores acertem na escolha do presente para seus cônjuges, levando em conta a melhor relação custo-benefício.

A equipe de fiscalização do Instituto estendeu sua pesquisa a motéis situados nas regiões de Marechal Deodoro, Santa Amélia, Tabuleiro dos Martins e parte baixa da capital. Nos estabelecimentos visitados, dez documentos foram elaborados, incluindo relatórios e autos de constatação. Dois motéis foram autuados por não estarem em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor, devido à presença de produtos impróprios para consumo.
Os dados coletados indicam que os produtos de perfumaria nacional oscilam entre R$ 41,90 e R$ 299,00, enquanto os internacionais têm preços médios de R$ 304,90, podendo atingir R$ 364,90. Peças de vestuário apresentaram preços variando de R$ 29,90 a R$ 279,00. Durante a pesquisa, também foram analisados preços de jóias, eletrodomésticos e chocolates.
Os interessados podem analisar a pesquisa completa clicando “aqui”.
“Fizemos uma análise focada nos produtos mais buscados nesta época, abrangendo roupas, calçados, acessórios, bolsas, cosméticos e eletrônicos, como celulares. O mais importante foi avaliar a qualidade dos produtos e a clareza das informações de acordo com as normas do Código de Defesa do Consumidor”, explica a fiscal Adelaide Fernandes.
Além disso, uma das preocupações do Instituto durante o levantamento foi identificar qualquer indício de prática abusiva, vez que nesses períodos comemorativos é usual observar um crescimento nos preços e a falta de informação por parte dos estabelecimentos, levando os consumidores a equívocos.
O Procon-AL incentiva os consumidores a realizarem pesquisa prévia, atentarem para a qualidade do produto, informarem-se sobre a política de troca da loja e pedirem a nota fiscal. Além disso, reforça a importância do documento para provar a aquisição do produto, caso haja necessidade de substituição.
O Procon-AL disponibiliza canais de atendimento para receber reclamações e denúncias. Em caso de ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através do telefone 151, pelo WhatsApp (82) 98883-7586 ou presencialmente, através de agendamento, no site agendamento.seplag.al.gov.br
Por: Diana Justino – Ascom Procon/AL