Para usufruir desse serviço, um responsável legal deve comparecer à sede do Instituto, localizada na Rua Cincinato Pinto, no Centro de Maceió, para agendar o atendimento domiciliar. Em seguida, uma equipe itinerante se desloca até a residência do cidadão para realizar o procedimento de emissão da Carteira de Identidade.
O público-alvo dessa ação inclui idosos, pessoas acamadas, hospitalizadas, com deficiência e com mobilidade reduzida. A solicitação do serviço pode ser feita por familiares próximos ou representantes legais dos beneficiados.
Antônio Ferreira, superintendente do Instituto de Identificação, destaca que o processo de solicitação do documento pode ser realizado por cidadãos de qualquer município de Alagoas. Ele ressalta que a primeira via da Carteira de Identidade é gratuita, sendo cobrada uma taxa de R$ 36,06 a partir da segunda via.
Durante o atendimento, é necessário apresentar duas fotos 3×4, a identidade antiga, comprovante de residência, CPF, laudo médico e documentos de estado civil. Ferreira assegura que, devido à condição de mobilidade reduzida dos beneficiados, a documentação é tratada com prioridade e a entrega do documento é realizada em até sete dias úteis.
O superintendente destaca que o atendimento domiciliar é destinado a casos em que a locomoção à unidade de atendimento é impossível, como por questões de saúde ou idade avançada. Essa iniciativa visa agilizar o processo de emissão da Carteira de Identidade e garantir a entrega do documento no prazo estipulado.
Essa iniciativa do Instituto de Identificação de Alagoas representa um avanço significativo em termos de acessibilidade e inclusão, demonstrando o compromisso com a promoção da cidadania e a garantia dos direitos dos cidadãos com mobilidade reduzida.