Nos dois primeiros dias, as atividades serão realizadas no auditório da Justiça Federal, no bairro Serraria. Entre os ilustres palestrantes confirmados estão a psiquiatra Jordana Farias, o psicólogo Dr. Adriano Barboza, a fonoaudióloga Tabata Martins, as terapeutas ocupacionais Carla Caroline e Rejane Damaceno. Destaca-se também a presença de Felipe Nilo, um atleta de jiu-jítsu especializado em esportes para autistas, além dos musicoterapeutas Wagner Lima e Guilherme Camargo, e das advogadas Mariana Fernandes e Lucimeire Assis.
Para Jordana Farias, discutir sobre psicofarmacologia — abordagem que envolve o uso de medicamentos para tratar sintomas como agitação e agressividade — será fundamental para abordar questões relacionadas ao desenvolvimento e métodos de tratamento do TEA. “O objetivo é integrar conhecimento nas esferas familiar, profissional e educacional, incentivando a inclusão social”, enfatiza.
Um dos momentos mais esperados do simpósio será o talk-show com Igor Nogueira, um autista e campeão mundial de parajiu-jítsu, que relatará como o esporte tem transformado vidas de pessoas com o espectro autista. Além disso, mesas-redondas irão estimular debates sobre novas abordagens para o desenvolvimento de pessoas com TEA.
O evento culmina no dia 30 de março, com um dia de atividades ao ar livre na orla de Pajuçara, aberto ao público. A programação inclui apresentação de paraquedismo, atividades esportivas, culturais e sensoriais como ciclismo, funcional, beach tennis, pintura artística, entre outras.
As inscrições para os primeiros dois dias custam R$ 200, com um desconto de 15% usando o cupom SALTOAZULMACEIO15. Interessados podem se inscrever pelo site www.outgo.com.br. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no perfil @institutosaltoazul no Instagram.