Este evento multidisciplinar tem o objetivo de incentivar a cultura, as artes, as ciências, a inovação e a tecnologia entre os estudantes. Além disso, busca estimular o protagonismo dos alunos da rede estadual, que serão responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de projetos artístico-culturais, sociais ou científicos, sob orientação de um professor. A integração entre a comunidade escolar e o território também é um dos focos do Encontro Estudantil.
Neste ano, as apresentações acontecerão na última semana de novembro e terão como tema central “Comunidade Escolar e Território: Participação, Interação e Compromisso Social com Equidade”. O processo de participação no evento será dividido em três etapas: inscrição, seleção e divulgação dos projetos/trabalhos selecionados para serem apresentados.
De acordo com o gerente especial de Acompanhamento e Assistência aos Colegiados das Unidades de Ensino da Seduc, Alan Medeiros, serão disponibilizadas 18 modalidades de participação. Cada escola poderá inscrever apenas um trabalho em cada uma delas. Alan destaca a importância do evento como uma oportunidade única para os estudantes e professores da rede estadual mostrarem seus talentos e trabalhos incríveis.
As escolas poderão se inscrever em diversas modalidades, como Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mostra de Programação e Robótica, Mostra Alagoana de Astronomia, entre outras. O Encontro Estudantil promete ser mais um grande sucesso, com a participação ativa dos alunos e a valorização dos projetos desenvolvidos nas escolas de Alagoas.