Além disso, durante o processo de inscrição, os candidatos têm a oportunidade de solicitar o uso de nome social, especialmente para pessoas trans, assim como atendimento especializado para pessoas com deficiência, gestantes e lactantes. É importante ressaltar que esses pedidos devem ser feitos no momento da inscrição.
A taxa de inscrição para o exame, denominado CNU dos Professores, é de R$ 85, e o pagamento deve ser realizado até 31 de julho. O valor pode ser pago por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser gerada em qualquer banco, casa lotérica ou até mesmo através de aplicativos bancários, utilizando o QR code impresso no boleto. Para aqueles que requeressem a isenção da taxa, os resultados estão disponíveis na Página do Participante da PND, acessível com o login do portal Gov.br.
Podem participar da PND os estudantes que estão prestes a concluir cursos de licenciatura em 2025 e que estão devidamente inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Além disso, graduados em qualquer licenciatura que buscam oportunidades em concursos ou processos seletivos promovidos por estados e municípios que aderiram à prova também podem se inscrever.
O cronograma da PND é o seguinte: as inscrições e solicitações de atendimentos especializados ocorrem de 14 a 25 de julho, com o pagamento da taxa seguindo até 31 de julho. A aplicação da prova está prevista para o dia 26 de outubro, com divulgação do gabarito preliminar em 28 de outubro, gabarito definitivo em 11 de novembro e resultado final em 10 de dezembro.
A PND, que será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal, busca avaliar o conhecimento teórico adquirido pelos futuros docentes, com o intuito de apoiar a formação e valorização dos profissionais da educação. Esse exame faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, lançado em 2024, visando atender cerca de 2,3 milhões de docentes em todo o território nacional.