Inicia-se a campanha Setembro Amarelo em Maceió para conscientização e prevenção do suicídio, promovendo debates e disponibilizando serviços de assistência psicossocial.

Com o intuito de promover uma discussão mais intensa sobre conscientização e prevenção do suicídio, a Coordenação Técnica da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) lançou nesta terça-feira (5) a campanha Setembro Amarelo.

Com o slogan “Se precisar, peça ajuda”, a iniciativa busca ampliar os debates sobre as questões psíquicas e desmitificar o tema, apresentando os serviços e redes disponíveis na Atenção Psicossocial do município para atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Roseane Farias, coordenadora técnica de Atenção Psicossocial de Maceió, a campanha deste ano, que ocorre ao longo de todo o mês de setembro, busca trazer maior visibilidade para um contexto cada vez mais presente na sociedade, porém ainda pouco compreendido pela população.

“Nossa prioridade é levar informações sobre a temática aos maceioenses e também capacitar os participantes das ações para a correta identificação do sofrimento psíquico, seja neles mesmos ou nas pessoas próximas. Dessa forma, acreditamos que será mais fácil buscar auxílio profissional para melhorar a condição mental atual”, explicou a profissional.

Dentre as atividades programadas para a campanha, que contará com o apoio e orientação dos profissionais de unidades de saúde e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), estão incluídas oficinas sobre manejo comportamental, rodas de conversa e aulas de práticas corporais com foco na melhora da saúde mental.

Essas estratégias têm como objetivo reforçar a importância do diálogo e da discussão das questões, além de promover o acolhimento às pessoas em sofrimento psíquico.

Acesse aqui a programação completa da campanha Setembro Amarelo em Maceió.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo