Da redação – Alagoas tem um dos perímetros irrigados mais importantes do Nordeste. Localizado em Igreja Nova, no Baixo São Francisco, o Perímetro Irrigado do Boacica reúne cerca de 2,7 mil hectares irrigáveis totalmente ocupados, com centenas de produtores e uma produção que movimenta dezenas de milhões de reais por ano.
E esse perímetro irrigado, graças ao trabalho do deputado federal Arthur Lira, está ganhando uma obra de manutenção e modernização vital na barragem do rio Boacica. A intervenção assegura a segurança hídrica do sistema, permitindo a continuidade da produção e protegendo uma atividade que responde por parcela significativa da economia local — chegando a representar cerca de 6% do PIB de municípios da região, além de sustentar aproximadamente 12 mil empregos diretos e indiretos.
Reconhecido como o parlamentar que mais trabalha pela agricultura em Alagoas, Arthur Lira mantém uma atuação permanente em defesa do pequeno agricultor, das cooperativas agrícolas, dos trabalhadores do campo e da agricultura familiar. Seja no Baixo São Francisco, no Sertão ou na Zona da Mata, sua ação se traduz em resultados concretos: entrega de tratores, máquinas e kits de implementos agrícolas, além da viabilização de obras estruturantes que garantem condições reais de produção.
Integrado a outros projetos da região, o Boacica ajuda a impulsionar uma cadeia que já ultrapassa 80 mil toneladas de alimentos produzidos anualmente, gerando emprego, renda e garantindo o sustento de milhares de famílias que vivem direta e indiretamente da agricultura irrigada.
“A agricultura, em especial a agricultura familiar e a produção de alimentos, tem um valor estratégico para Alagoas. É dela que vem o sustento de milhares de famílias. Nosso trabalho é permanente para garantir água, estrutura e condições para que o produtor possa crescer. O Boacica é um patrimônio do nosso estado, um polo produtivo que muita gente ainda não conhece, mas que tem um impacto enorme na nossa economia”, afirmou Lira.
Com irrigação garantida, os produtores conseguem ampliar a produtividade e realizar mais de uma safra por ano, o que aumenta a renda no campo e fortalece o comércio local. O resultado é um ciclo virtuoso de desenvolvimento, que reduz o êxodo rural e amplia as oportunidades para quem vive da terra.
“Investir na agricultura é investir em gente. Seguiremos trabalhando para levar mais equipamentos, mais infraestrutura e mais oportunidades para o pequeno e médio produtor em todas as regiões de Alagoas”, completou o parlamentar.
Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas – companhia responsável pela obra -, João Paulo Tavares, a obra é essencial para garantir a continuidade do sistema produtivo implantado na região. “A barragem do Boacica é peça-chave para o funcionamento do perímetro irrigado. Essa intervenção garante mais segurança e eficiência, assegurando que os produtores possam continuar produzindo com estabilidade e qualidade”, destacou.







