Inflação desacelera em São Paulo na primeira quadrissemana de maio, aponta IPC-Fipe divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) na cidade de São Paulo apresentou um aumento de 0,20% na primeira quadrissemana de maio, de acordo com informações divulgadas pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta sexta-feira. Esse resultado representa uma desaceleração em relação ao acréscimo de 0,33% registrado no mês de abril.

Analisando os dados detalhadamente, é possível observar que seis dos sete grupos que compõem o IPC-Fipe tiveram uma redução em sua variação. Os grupos que apresentaram essa queda foram: Habitação, Alimentação, Transportes, Despesas Pessoais, Vestuário e Educação. Apenas o grupo Saúde registrou um aumento de 0,91% na primeira estimativa de maio, superando o ganho de 0,84% observado no mês anterior.

A categoria de Habitação, que havia registrado uma variação de 0,14% em abril, teve uma queda para 0,08% na primeira quadrissemana de maio. O grupo Alimentação também apresentou uma redução significativa, passando de 0,40% para 0,08%. Já o grupo Transportes teve uma variação de 0,66% em maio, contra 0,74% registrado em abril.

As Despesas Pessoais tiveram a maior queda, passando de 0,16% para -0,09%, seguido pelo grupo Educação, que registrou uma variação de 0,02% para 0,00%. Por outro lado, o Vestuário apresentou uma leve alta, indo de 0,11% para 0,18%.

Esses resultados indicam uma certa estabilidade nos preços em São Paulo, com a inflação desacelerando em comparação com os meses anteriores. É importante ficar atento às próximas divulgações do IPC-Fipe para verificar se essa tendência de desaceleração se mantém ao longo do mês de maio.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo