Inep abre inscrições para profissionais da educação formarem Banco Nacional de Itens do Enem até 2026.



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, na última sexta-feira, 19 de julho, a abertura do edital para a seleção de profissionais da educação interessados em compor o Banco Nacional de Itens (BNI). Esses profissionais serão responsáveis por elaborar as questões que farão parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos anos, até 2026.

Essa iniciativa ocorre em meio às mudanças propostas pela Reforma do Ensino Médio, que foi aprovada recentemente pelo Congresso Nacional. Conforme previsto no texto, o Enem passará por ajustes a partir de 2027, ano em que o novo modelo de ensino médio completará seu primeiro ciclo. Isso significa que os estudantes que ingressarem no sistema em 2025 estarão se formando em 2027, de acordo com as novas diretrizes.

Uma das principais alterações propostas envolve a estrutura da prova do Enem. Há a possibilidade de que o exame seja dividido em dois dias, sendo um voltado para a avaliação da formação básica do ensino médio e outro com questões discursivas, como uma segunda fase, para aferir o conhecimento dos alunos no itinerário que escolheram. Vale ressaltar que a prova de redação continuará sendo aplicada a todos os estudantes.

Enquanto essas mudanças são discutidas e implementadas, a equipe técnica do Inep já finalizou as provas do Enem 2023. Os cadernos de questões estão em processo de impressão e armazenamento em São Paulo, preparando-se para a logística de distribuição em todo o país. Os cartões de local de prova serão disponibilizados a partir do dia 07 de outubro, por meio da Página do Participante, para que os candidatos possam se preparar para a aplicação das provas nos dias 03 e 10 de novembro.

Além disso, o gabarito do Enem 2024 será divulgado em 20 de novembro, enquanto os resultados serão disponibilizados em etapas, a partir de janeiro do próximo ano. Essas etapas incluem a divulgação para os concluintes do ensino médio e, posteriormente, para os demais candidatos. O espelho da redação e a vista pedagógica também serão disponibilizados em data a ser definida. Assim, o Enem segue passando por transformações e se adaptando às novas demandas do ensino médio no Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo