Uma das principais intervenções será realizada no Vale da Esperança, onde mais de 50 postes de iluminação pública serão instalados. Contudo, devido à geografia acidentada dessa localidade, o trabalho de escavação, transporte e instalação dos postes está sendo realizado manualmente pelos técnicos da autarquia, o que prolonga o tempo das obras. Mesmo assim, a expectativa é que em breve o local esteja completamente iluminado.
Já a grota do Bariloche receberá um total de 32 luminárias de LED com potência de 70W, uma de 40W e cinco de 120W. Essas novas luminárias possuem um alto potencial de alcance luminoso, além de serem mais duradouras e econômicas. A expectativa é que com a implementação desses equipamentos, a iluminação público na região melhore consideravelmente.
Gutenberg Melo, diretor-presidente da Ilumina, destaca a importância do programa Brota na Grota na sociedade. Ele ressalta que a iluminação em LED proporciona inclusão e bem-estar para os moradores das áreas mais vulneráveis da capital. Além disso, facilita o acesso de toda a população, incluindo idosos, crianças e pessoas com deficiência, a áreas comuns como campos, parques e quadras. A melhora na iluminação também estimula a ocupação dos espaços públicos e o convívio social, fazendo com que as pessoas se sintam mais seguras e consigam se locomover com mais facilidade.
O diretor-presidente da Ilumina destaca ainda que esse projeto tem um valor inestimável para a sociedade. Quando a população consegue enxergar melhor ruas, becos e travessas, ela se sente incentivada a ocupar os espaços públicos. Dessa forma, o programa não se limita apenas à iluminação, mas também contribui para a qualidade de vida dos moradores dessas áreas.
É importante ressaltar que o programa Brota na Grota está sendo realizado pela Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), mas a fonte de financiamento e maiores detalhes sobre a execução do projeto não foram divulgados.