IBGE divulga coordenadas geográficas do Censo 2022 e disponibiliza acesso a informações inéditas para sociedade.



IBGE divulga coordenadas geográficas inéditas do Censo 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou nesta sexta-feira (2) um conjunto inédito de coordenadas geográficas referentes a todos os pontos visitados durante as atividades do Censo 2022. Pela primeira vez, tais informações estão disponíveis para acesso pela sociedade.

A coleta das coordenadas geográficas é algo inédito nas operações de censo demográfico e traz benefícios para gestores, pesquisadores, empresários, ONGs e demais interessados. A divulgação desses dados proporciona uma visualização precisa de inúmeros aspectos urbanísticos, sociais e econômicos em regiões de interesse nos municípios, estados e em todo o país.

Essas coordenadas, que são registradas por latitude e longitude, mapeiam espécies de endereços visitados pelos recenseadores. Essas espécies englobam seis categorias, abrangendo domicílios privados e coletivos, edificações em construção ou reforma, além de estabelecimentos agropecuários, de ensino, saúde, religiosos, comércio e serviços.

Em Alagoas (AL), foram mapeadas mais de 1,6 milhão de coordenadas no Censo 2022, sendo predomínio de domicílios particulares, que representam 81,2% do total de endereços registrados. O restante do perfil das coordenadas refere-se a diferentes tipos de estabelecimentos mapeados.

De acordo com Vitor Couto, Chefe da Seção do Cadastro de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE) do IBGE em Alagoas, a divulgação das coordenadas fornece informações valiosas para o mapeamento e planejamento de políticas públicas, permitindo uma análise mais detalhada da distribuição da população e das atividades econômicas.

As possibilidades de uso das coordenadas são diversas, desde a identificação de áreas de risco e de expansão habitacional, até o mapeamento da proporção e distribuição de estabelecimentos em uma região. O acesso a essas informações pode contribuir para o planejamento de melhorias em áreas como saúde, educação e infraestrutura.

Outra utilidade das coordenadas está na visualização dinâmica das áreas ocupadas pelos domicílios e estabelecimentos, possibilitando identificar padrões de ocupação local, como predominância de áreas ocupadas em zonas costeiras e vetores de expansão da área metropolitana.

As informações das coordenadas podem ser acessadas na Plataforma Geográfica Interativa (PGI) e no panorama do Censo 2022 disponível no site do IBGE. As coordenadas estão disponíveis para visualização e análise, proporcionando uma visão detalhada das dinâmicas de organização e ocupação dos territórios mapeados.

Portanto, a divulgação das coordenadas geográficas pelo IBGE representa um avanço significativo para a análise e planejamento de políticas públicas em diversas áreas, fornecendo dados importantes que podem auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo