Hospital simula situações de acidente de trabalho para promover segurança dos servidores em Maceió

No último mês de abril, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, promoveu uma simulação realística com o objetivo de debater e conscientizar sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho. A atividade reuniu profissionais da unidade hospitalar, que se comprometeram a disseminar as informações adquiridas durante a simulação em seus respectivos setores.

De acordo com o Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho, uma notificação de acidente de trabalho é realizada a cada 51 segundos no Brasil, sendo que um óbito é notificado a cada três horas entre os trabalhadores com carteira assinada. Esses números alarmantes evidenciam a urgência em abordar e implementar medidas que garantam a segurança e saúde dos colaboradores em seus locais de trabalho.

A coordenadora do Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) do HGE, Karlla Martiniano, destacou a importância das ações promovidas pela instituição ao longo do ano, incluindo palestras, rodas de conversa, visitas aos setores e adoção de medidas preventivas, sempre com o apoio dos gestores do hospital e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Durante a simulação, os profissionais reproduziram um atendimento a um paciente internado, no qual um enfermeiro solicitava a intervenção da Fisioterapia devido à excessiva secreção do paciente. A falta de uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) resultou em um suposto contágio da doença para o fisioterapeuta, evidenciando a importância do conhecimento dos procedimentos de segurança no ambiente hospitalar.

A encenação, realizada em diferentes momentos ao longo da semana, foi promovida pelo Núcleo de Segurança do Paciente, SQVT, Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS), Coordenação Técnica Assistencial e Coordenação de Fisioterapia. Os profissionais envolvidos ressaltaram a importância de adoção de hábitos simples, que podem fazer diferença na saúde dos trabalhadores e de seus familiares.

Além da simulação, o HGE promoveu outras atividades relacionadas ao Abril Verde, como apresentação de fluxos, ações de combate à Hipertensão e uma campanha interna de atualização das vacinas, visando fortalecer a imunidade dos profissionais. As iniciativas reforçam o compromisso do hospital em garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os colaboradores.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo