Hospital Geral do Estado realiza captação de órgãos e salva vidas de duas pessoas em Maceió



Nesta quarta-feira (29), o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, realizou mais uma captação de órgãos que resultou na possibilidade de salvar a vida de duas pessoas que estavam na fila de espera do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Um homem de 46 anos foi diagnosticado com morte encefálica, e sua família autorizou a retirada de seus rins para a doação.

A enfermeira da Organização de Procura de Órgãos, Ane Karine, destacou que o doador passou pelo protocolo que identifica a morte encefálica. A família foi acolhida e sensibilizada para liberar os procedimentos de retirada, armazenamento e transporte dos órgãos até os receptores compatíveis.

A coordenação da Central de Transplantes de Alagoas, representada por Daniela Ramos, ressaltou a importância do processo de doação de órgãos e como ele segue os protocolos do Ministério da Saúde. A doação respeita a lista de espera do Sistema Nacional de Transplantes, onde critérios técnicos, como compatibilidade sanguínea, peso, altura e gravidade das condições de saúde, determinam a ordem dos pacientes a serem transplantados.

No caso desta doação, o homem, residente em Maceió, sofreu um acidente que resultou em traumatismo cranioencefálico. Devido à Hepatite C, apenas seus rins estavam disponíveis para doação. A autorização foi concedida pelo irmão do doador, que ressaltou a importância do ato de salvar vidas mesmo em momentos de luto.

Atualmente, 538 pessoas aguardam por transplantes em Alagoas, sendo a maioria aguardando por córneas. O Governo de Alagoas lançou o programa “Alagoas Transplanta: Uma Nova Chance de Viver”, com o objetivo de promover transplantes cardíacos e renais no estado, cujos custos são cobertos pelo Ministério da Saúde e o Governo de Alagoas.

A iniciativa visa proporcionar um atendimento médico completo, incluindo medicamentos necessários antes e depois do transplante, representando um grande avanço para a saúde pública em Alagoas, conforme explicou Gustavo Pontes de Miranda, gestor da Sesau.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo