O nome de Nicola foi divulgado na lista de suspensão definitiva da ABCD no dia 7 deste mês, porém a data exata do teste não foi informada. A punição foi confirmada por Fernando Solera, coordenador da Comissão de Controle de Doping da CBF e médico oficial de Controle de Doping Fifa e Conmebol, em entrevista ao portal ge.
Durante o período de suspensão, o jogador fica impedido de frequentar o clube, inclusive para treinamentos. O CSA informou que Nicola recorreu da decisão e aguarda o novo julgamento, que está marcado para o próximo dia 16.
Gustavo Nicola chegou ao CSA em junho deste ano, vindo do São José, onde participou da Série A2 do Campeonato Paulista e também de duas partidas da Série D. No clube alagoano, o jogador atuou em dez partidas pela Série C do Brasileiro e renovou seu contrato.
O caso de doping de Gustavo Nicola levanta mais uma vez a discussão sobre a utilização de substâncias proibidas no esporte, ressaltando a importância dos controles antidoping para manter a ética e a igualdade na competição. O jogador terá que cumprir a suspensão e aguardar o desenrolar do processo para saber o desfecho de sua situação.