Guerra no Oriente Médio Aumenta Riscos para Produção de Alimentos e Inflação, Alerta Ministro da Fazenda Dario Durigan sobre Impactos Econômicos Globais.

Em um cenário de crescente incerteza global, o ministro da Fazenda, Dario Durigan, ressaltou que a atual guerra no Oriente Médio pode exercer impactos indiretos significativos sobre a produção de alimentos, principalmente ao afetar as cadeias de suprimentos de insumos cruciais, como os fertilizantes. Durante a análise enviada ao Comitê Monetário e Financeiro Internacional, Durigan expôs suas preocupações sobre a deterioração das perspectivas econômicas, que se tornaram mais sombrias com a possibilidade de prolongamento ou expansão do conflito.

“O prolongamento da guerra tende a provocar disrupções nos mercados de energia, o que pode, por sua vez, causar impactos secundários severos em outras cadeias relevantes, especificamente nos setores de fertilizantes e alimentos. Isso traz riscos adicionais relacionados à inflação e à condição das finanças”, enfatizou o ministro. Ele também mencionou a possível emergência de uma crise de refugiados, que poderia agravar ainda mais as tensões sociais e econômicas em várias regiões do mundo.

A análise de Durigan foi incisiva ao destacar que as sequelas de crises passadas ainda estão latentes, e que muitos países enfrentam restrições fiscais severas, com pouquíssimos recursos de proteção disponíveis. “O sistema global de comércio continua fragilizado, e a fragmentação geoeconômica parece estar se intensificando. As mudanças climáticas e a degradação ambiental ainda são ameaças existenciais que demandam uma resposta coletiva urgente”, afirmou.

No que diz respeito ao Brasil, Durigan admitiu que o país possui uma base sólida para lidar com o aumento dos preços de energia. No entanto, ele alertou que essa vantagem pode ser mitigada por complicações no acesso a fertilizantes, que são vitais para o agronegócio brasileiro. As circunstâncias mundiais podem se agravar devido à redução da demanda global e ao aumento dos preços de importação, além de condições financeiras mais restritivas.

O impacto direto da guerra já é visível nos mercados globais de energia e pode se estender ao setor alimentício, elevando os preços e o custo de vida das famílias, além de complicar ainda mais a luta contra a inflação em uma escala mundial. Durigan concluiu seu alerta dizendo que o aumento dos preços de energia e alimentos deve corroer a renda real da população, o que pode resultar em um consumo reduzido e dificultar os esforços de desinflação. A combinação de crescimento fraco e inflação ascendente gera inquietação sobre a possibilidade de estagflação, revelando a complexidade crescente da política econômica global.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo