A proposta da Ecorodovias, no valor exato de R$ 2.190.800,00, superou as ofertas de três concorrentes: EPR 2 (R$ 1.170.800,00), CCR (R$ 1.040.000,00) e Via Appia (R$ 477.480,00). O ágio de 47.000% em relação à outorga mínima impressionou os presentes. Vale ressaltar que a Ecorodovias já possui a concessão de outros sistemas viários em São Paulo, incluindo o Anchieta-Imigrantes e o Corredor Ayrton Senna-Carvalho Pinto.
Com um investimento de R$ 7,9 milhões, a concessionária planeja melhorar 92 km de rodovias, incluindo trechos da Raposo Tavares e da Castello Branco. A instalação de dez novos postos de cobrança de pedágio do sistema free flow é um dos pontos principais do projeto, com destaque para os cinco postos no trecho da Raposo entre São Paulo e Cotia.
No entanto, o projeto tem sido alvo de críticas por parte de entidades ambientais e associações de moradores, devido ao impacto na área urbana e ambiental. A cobrança de pedágio na malha concedida, com valores entre R$ 0,64 e R$ 4,84, também tem gerado polêmica.
Durante o leilão, o governador Tarcísio de Freitas fez um balanço das concessões realizadas em 2024 e anunciou as próximas previstas para 2025. Dentre elas, destaca-se o leilão do Lote Alto Tietê, previsto para março, que irá conceder à iniciativa privada as linhas 11, 12 e 13 (Expresso Aeroporto) da CPTM.
Os protestos do movimento ‘Nova Raposo, Não!’ marcaram presença do lado de fora da B3, criticando a falta de discussão mais ampla do projeto, que, segundo eles, pode causar impactos negativos. Porém, o governo paulista garante que houve audiências públicas e consulta popular para a elaboração do projeto, com mudanças para reduzir o impacto ambiental.
Com a supressão da ponte-viaduto que ligaria a Raposo ao bairro Alto de Pinheiros, a construção de uma alça de acesso da Avenida Escola Politécnica para a Marginal Pinheiros se tornou parte do plano. A inclusão de uma ciclovia de 25 km e outras alterações visam minimizar os impactos sobre o meio ambiente e as comunidades locais.
Em resumo, o leilão do lote Nova Raposo foi apenas o início de uma série de projetos de infraestrutura que visam melhorar a mobilidade e a conectividade em São Paulo. Com investimentos significativos e planos ambiciosos para o futuro, o estado promete seguir avançando na direção certa.