O secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, detalhou os critérios para participação na primeira fase do programa. Todos os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses estão aptos a participar, independentemente da faixa de renda. Para adquirir as passagens, os interessados devem acessar o site do programa e realizar o login utilizando suas credenciais da plataforma gov.br com nível de segurança prata ou ouro.
John Rodgerson, diretor-presidente da companhia Azul Linhas Aéreas, expressou otimismo com a iniciativa, destacando que o programa tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento do país. Ao aumentar o número de passageiros, espera-se uma dinamização do setor aéreo e, consequentemente, benefícios econômicos mais amplos.
O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também ressaltou o crescimento do número de passageiros em 2023, que atingiu um incremento de 15%, totalizando 112 milhões de pessoas transportadas por via aérea. Para este ano, a meta é alcançar 140 milhões de passageiros. É importante notar que, segundo o ministro, o Governo já planeja uma segunda fase do “Voa Brasil”, visando ampliar e potencializar ainda mais os resultados dessa estratégia.
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, avaliou positivamente o potencial do programa, classificando-o como uma política pública onde todos saem ganhando. Alckmin sublinhou a relevância social e econômica da iniciativa, destacando sua capacidade de inclusão e oportunidade para os aposentados.
Dados fornecidos pelo governo revelam que, entre janeiro e junho deste ano, a taxa média de ociosidade das aeronaves foi de 20%. Somente 2% dos assentos ocupados nas aeronaves brasileiras foram preenchidos por pessoas com mais de 65 anos de idade, uma discrepância significativa dado que essa faixa etária representa 10% da população total do país. Esse descompasso evidencia o potencial inexplorado e a necessidade de políticas como o “Voa Brasil” para equilibrar essa relação.
Com o lançamento do programa, espera-se não apenas uma maior inclusão dos aposentados no sistema de transporte aéreo, mas também uma redução na ociosidade das aeronaves e um estímulo adicional ao crescimento econômico do setor.