Essa mudança nos repasses de verbas da Secom para a Globo evidencia uma nova estratégia de comunicação adotada pela gestão atual, a qual focaliza em um aumento considerável nos investimentos em campanhas publicitárias veiculadas pela emissora. No período em que governou, Bolsonaro e sua administração mantiveram uma postura mais restritiva em relação à Globo, em meio a uma relação conturbada entre o presidente da época e a mídia tradicional.
O incremento visto nos recursos destinados à Rede Globo sob o governo de Lula sugere uma reaproximação com a emissora, bem como a utilização de sua extensa audiência para amplificar o alcance das campanhas publicitárias promovidas pelo governo federal. Tal estratégia reflete não apenas a importância da emissora como um veículo de comunicação de grande alcance, mas também a necessidade do governo de expandir o alcance de suas mensagens e ações para atingir um público mais amplo e diversificado.
Essa mudança de abordagem na distribuição de verbas publicitárias e na relação entre o governo e a emissora de televisão líder no Brasil influencia não apenas a comunicação institucional, mas também a percepção do público em relação às estratégias de comunicação adotadas pelo governo em exercício.