Do total destinado, R$ 538 milhões serão direcionados para ações na saúde pública, visando a recuperação e manutenção dos serviços afetados pela crise climática. O secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, André Ceciliano, assegurou que os recursos começarão a ser liberados ainda hoje e que há planos para disponibilizar mais verbas em emendas nos próximos dias.
Em meio às intensas chuvas que assolam o estado, o número de mortes confirmadas chegou a 83, segundo dados da Defesa Civil estadual. Além disso, 111 pessoas estão desaparecidas e mais de 850 mil foram afetadas pelos temporais em 364 municípios gaúchos. Com mais de 21 mil desalojados, a situação requer uma resposta rápida por parte das autoridades.
Durante a reunião, também foi mencionada a possibilidade do governo federal liberar outros R$ 83 milhões em emendas de bancada para a Saúde, com previsão de pagamento até a próxima quarta-feira. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou a importância desses recursos adicionais para enfrentar a crise sanitária decorrente das enchentes no estado.
O governo federal está empenhado em agir de forma rápida e eficaz para minimizar os impactos da tragédia no Rio Grande do Sul, priorizando a área da saúde e buscando formas de garantir a recuperação das regiões afetadas. A liberação antecipada desses recursos é um passo importante para ajudar as comunidades atingidas a se restabelecerem após esse desastre.