Renata dos Santos afirmou que a reunião foi o primeiro passo para que o governo saiba o potencial de energia renovável de Alagoas e possa atrair novos investidores. O consultor da Essenz Soluções, Guilherme Dantas, destacou que o estado já tem potencial para produção de energia renovável, como a biomassa e o etanol, mas pode ampliar a oferta com energia eólica, solar e o chamado hidrogênio verde.
A Essenz Soluções irá realizar um estudo ouvindo diferentes setores da economia alagoana para produzir um relatório apontando os melhores caminhos para o estado. Entre as entidades que serão visitadas estão a Origem, Equatorial, Algás, Sindicato da Indústria do Açúcar, Federação das Indústrias de Alagoas e Ufal.
O governador Paulo Dantas ressaltou a importância da consultoria para Alagoas, afirmando que é fundamental que o Estado tenha um diagnóstico sobre a oferta de energia para atrair investimentos, gerar empregos e oportunidades. O secretário Vitor Pereira ressaltou que os investimentos em energias renováveis em Alagoas passam por três pontos fundamentais. Eles incluem o aproveitamento da região de Delmiro Gouveia como polo produtor de energia limpa, a transformação da estrutura do estado para receber investimentos no setor de energias renováveis e mudanças na Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
Guilherme Dantas defendeu que a biomassa e o etanol oriundos da cana-de-açúcar podem ser a grande alternativa para produção de energia limpa no estado. Ele indicou que a Essenz Soluções pretende concluir o relatório até a segunda quinzena de abril, e após a conclusão, a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) promoverá um “show room” com empresas nacionais e estrangeiras com potencial de investimento nas áreas definidas.
A secretária Alice Beltrão informou durante a reunião que a Casa dos Ventos está negociando a instalação de um parque eólico em Mata Grande e que Delmiro Gouveia deve ganhar em breve outro complexo eólico por meio da EDP. Este comprometimento do governo com o desenvolvimento e o aproveitamento das energias renováveis demonstra a importância dada a esse setor e a busca por inovações e alternativas energéticas para impulsionar o estado de Alagoas.