Governo de Alagoas promove aplicação em larga escala do Saveal para avaliar a qualidade da educação básica nas redes estadual e municipal.



O Governo do Estado de Alagoas está empenhado em melhorar a qualidade da Educação Básica oferecida nas redes públicas estaduais e municipais. Para isso, vai promover a aplicação do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal), uma avaliação em larga escala que irá testar os conhecimentos dos alunos nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é responsável pela realização dessa ação.

A aplicação do Saveal acontecerá entre os dias 2 e 6 de outubro e irá abranger cerca de 148 mil estudantes de escolas estaduais e municipais dos 102 municípios alagoanos. Com o objetivo de preparar a rede pública para a avaliação, 26 técnicos das 13 Gerências Especiais de Educação (GEE) participaram de uma capacitação chamada “Selo do Aplicador”, promovida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Essa formação foi ministrada pelas técnicas Andréa Gomes, Francielle Santos e Raquel de Paula e teve como requisito inicial uma aprovação de 70% no curso online.

Andréa Gomes, uma das responsáveis pela capacitação, explicou que foram repassadas todas as orientações sobre a aplicação do Saveal, desde o recebimento e repasse do material até os procedimentos dentro da sala de aula. A ideia é garantir que tudo ocorra de forma padronizada em todas as escolas do estado.

Além disso, houve uma mobilização regional para capacitar os interlocutores de avaliação, que serão responsáveis pela capacitação dos aplicadores em cada município. A supervisora de Estatística e Avaliação Educacional da Seduc, Ivandelma Gabriel, destacou que essa etapa da formação é voltada para a logística das equipes de aplicação, chamadas de equipes de campo.

Vilma Teixeira e José Aparecido, representantes da 3ª GEE, ressaltaram a importância tanto da formação quanto da própria avaliação. Eles destacaram que a avaliação proporcionará um diagnóstico da educação nos dez municípios abrangidos pela 3ª GEE e também explicaram como funcionará o repasse de verbas de ICMS Educação, que será baseado nos resultados dos alunos do 2º ano no Saveal.

Ivandelma Gabriel também fez questão de destacar as diferenças entre o Saveal e a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Enquanto o Saveal será uma avaliação censitária, ou seja, envolverá todos os alunos do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, o SAEB será uma avaliação amostral. No entanto, será possível comparar os resultados do Saveal com o próprio SAEB, proporcionando uma medida nacional da educação em Alagoas.

Essa iniciativa do Governo do Estado de Alagoas é muito positiva, pois além de realizar um diagnóstico da qualidade do ensino, ainda possibilita que os estudantes sejam submetidos a uma prova antes do SAEB, seguindo o mesmo modelo, número de questões, escala, desenho e tempo de prova. Além disso, os resultados do Saveal também irão compor os indicadores para o repasse do ICMS Educação e do Índice Estadual de Qualidade Educacional de Alagoas (IQEAL), o que reforça a importância dessa avaliação.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo