Governo de Alagoas lança Conselho Estadual de Turismo e Observatório do Turismo para impulsionar setor econômico e promover o desenvolvimento sustentável.

Governo de Alagoas lança Conselho Estadual de Turismo e Observatório do Turismo para impulsionar o setor

Nesta segunda-feira (05), o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), anunciou o lançamento de dois novos instrumentos para fortalecer o setor turístico do estado. Tratam-se do Conselho Estadual de Turismo (Conetur) e do site Observatório do Turismo, que visam fornecer um cenário preciso do turismo em Alagoas.

O estado tem grande destaque no setor, com mais de 120 mil empregos diretos na área e é considerada a maior indústria econômica do estado. O governador ressaltou a importância dessas ferramentas para o progresso do turismo alagoano, garantindo informações precisas para turistas, orientando ações e desenvolvendo estratégias para o crescimento econômico.

A secretária da Setur, Bárbara Braga, enfatizou que o Observatório do Turismo pretende divulgar informações turísticas sobre Alagoas e fortalecer estudos e pesquisas sobre o setor, subsidiando políticas públicas e investimentos no turismo alagoano. Quanto ao Conetur, Braga explicou que o Conselho tem como objetivo principal sugerir diretrizes para o desenvolvimento turístico do estado.

Além disso, o secretário da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Silvio Bulhões, ressaltou a importância da ciência para a construção do Observatório e anunciou que, em abril, a ferramenta estará disponível em aplicativo móvel. Ele destacou a facilidade, transparência e praticidade no acesso às informações sobre o trade turístico de Alagoas, que poderão ser consultadas gratuitamente quantas vezes forem necessárias.

Representando o trade, Tito Uchôa, elogiou a iniciativa do governador de disponibilizar mais duas ferramentas de fomento ao turismo, destacando o incentivo ao desenvolvimento do setor produtivo e a importância do turismo sustentável.

O Observatório do Turismo contará com informações dos 53 municípios turísticos de Alagoas, além de dados do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e das Instâncias de Governança das regiões das Costas dos Corais, Agreste, Grande Maceió, Cânion do São Francisco, Quilombo, Caminho das Águas e Caatinga.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo