Com um investimento de R$ 8.240.477,87 do Tesouro Estadual, a UPA funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecendo um atendimento intermediário entre a Atenção Primária e a Alta Complexidade. A unidade, classificada como tipo II, conta com 16 leitos, sendo nove para adultos, quatro pediátricos e três de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Equipada com aparelhos de última geração, como eletrocardiograma e raio-x, a UPA de Marechal Deodoro oferecerá também exames laboratoriais para acelerar o diagnóstico e auxiliar a equipe médica na melhor conduta a ser adotada.
O grande diferencial dessa nova UPA é a implantação imediata dos Programas Bate Coração e AVC Dá Sinais, que utilizam a telemedicina para agilizar o atendimento e prevenir sequelas e óbitos em pacientes com AVC e IAM.
Segundo a diretora da unidade, enfermeira Célia Ferreira, a UPA de Marechal Deodoro adotará o sistema de classificação de risco para atender até 300 pacientes por dia, com uma equipe multidisciplinar capacitada.
Portanto, a população de Marechal Deodoro poderá contar com atendimento de qualidade em um local estratégico e moderno, facilitando o acesso aos serviços de saúde e garantindo assistência eficiente em casos de emergência. Além disso, a UPA estará preparada para receber pacientes com quadros graves, como febre alta, fraturas, infartos, AVCs, entre outros casos que necessitam de atendimento especializado.