Governador de São Paulo critica governo federal por descontrole fiscal e vê possível nova Guerra Fria comercial entre China e EUA.

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, fez duras críticas ao governo federal em um evento realizado na última terça-feira, dia 11. Segundo ele, os resultados econômicos positivos que o Brasil vem apresentando nos últimos tempos são fruto da inércia causada pelas reformas estruturantes implementadas desde 2016.

Durante um evento do UBS para investidores, Tarcísio de Freitas destacou que o país passou por um “boom de reformas” que proporcionaram uma base sólida para a economia brasileira, sendo responsáveis pelos resultados positivos atuais. No entanto, ele lamentou a atual agenda de descontrole fiscal do governo, que estaria desperdiçando essas conquistas.

O governador ressaltou a importância de adotar medidas como a desindexação do salário mínimo, desvinculação de receitas e uma reforma administrativa que promova cortes de gastos. Além disso, criticou a reforma tributária, afirmando que, embora não tenha sido a ideal, foi uma medida necessária.

Quanto ao cenário internacional, Tarcísio de Freitas demonstrou cautela em relação à reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos, prevendo uma possível nova edição da guerra comercial entre China e EUA. Ele enfatizou a importância de posicionar-se estrategicamente diante dessas adversidades para transformar os riscos em oportunidades.

Sobre o Brasil, o governador lamentou a falta de aproveitamento das oportunidades existentes, citando as reservas internacionais, superávit em balança e reformas realizadas nos últimos anos. Ele criticou a abordagem do governo federal em relação à regulação da Inteligência Artificial, enfatizando a importância de permitir o crescimento do mercado antes de criar regulamentações.

Por fim, Tarcísio de Freitas alertou para a “miopia” do atual governo, que estaria fortalecendo um campo da direita e indicou a possibilidade desse campo retornar ao poder em 2026, com base nos resultados das eleições municipais. Suas declarações refletem a preocupação com a condução da política econômica e a necessidade de adotar medidas eficazes para potencializar o desenvolvimento do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo