Governador de Alagoas anuncia criação de parque em memória das vítimas do colapso da mina 18 durante reunião com prefeitos.




Reunião sobre impactos do colapso da mina 18

Governador de Alagoas anuncia medidas para impactos da mina 18

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, convocou uma reunião com os prefeitos da região metropolitana de Maceió e representantes políticos para discutir os impactos do colapso da mina 18, que ocorreu no último domingo (10). No encontro, realizado no Palácio República dos Palmares, Dantas anunciou uma série de medidas que serão adotadas pelo governo estadual para a área afetada pela mineração da Braskem, incluindo a desapropriação dos bairros atingidos para a criação de um parque estadual em memória das vítimas.

Além dos prefeitos das cidades de Satuba, Coqueiro Seco, Rio Largo, Pilar e Barra de São Miguel, também estiveram presentes representantes das prefeituras de Maceió e Marechal Deodoro, assim como parlamentares da região.

Dantas revelou que, após consultar técnicos e a equipe do governo, decidiu pela desapropriação da área afetada pelo que chamou de “crime” e propôs a criação de um grande parque estadual, nos moldes do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Esse parque seria um memorial em homenagem às vítimas do desastre provocado pela mineração.

O governador ressaltou que, desde o início de dezembro, equipes de saúde vêm realizando atendimentos às vítimas e que a depressão e o suicídio na área tiveram um aumento significativo em 2018. Ele também informou que amostras da água da Lagoa Mundaú e do trecho afetado pela mina 18 foram coletadas e que em breve serão divulgados os impactos ambientais causados pelo rompimento do teto da mina.

Dantas classificou as ações da empresa Braskem como um crime e assegurou que irá empenhar esforços para responsabilizá-la. Ele autorizou a aquisição de cestas básicas para distribuir às vítimas e afirmou que irá a Brasília nesta segunda-feira (11) para se reunir com o ministro do Turismo, com o objetivo de tranquilizar a população e os turistas, garantindo que nenhum serviço básico foi afetado na região.


Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo