O objetivo dos criminosos é enganar as pessoas, fazendo com que elas liguem para uma falsa central de atendimento. Ao entrar em contato, os golpistas afirmam que a transação está em análise e ainda não aparece na fatura do cliente. Para resolver o problema, eles pedem que o consumidor faça uma transação para regularizar a situação, ou solicitam dados pessoais, como número de conta e senha, para cancelar a operação.
As mensagens enviadas pelos golpistas geralmente mencionam o nome de alguma instituição financeira e dão instruções para que o cliente confirme a transação digitando o número 1. Caso o consumidor desconheça a transação, é incentivado a ligar para um número de telefone 0800.
Além disso, os fraudadores também estão utilizando outros artifícios para induzir as vítimas a ligarem para a falsa central de atendimento. Entre eles, está a afirmação de que as milhas ou pontos do cartão do cliente estão vencendo, ou a promessa de falsos prêmios.
Diante dessa situação, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que as mensagens e centrais de atendimento envolvidas nesses golpes fazem parte de uma estratégia de engenharia social. Os criminosos se utilizam de técnicas para enganar as pessoas e obter informações confidenciais, como senhas e números de cartões.
Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, ressalta que os clientes nunca devem ligar para números de telefone recebidos por SMS ou outras mensagens. Em caso de dúvida, é recomendado entrar em contato com os canais oficiais do banco ou com o gerente.
Volpini enfatiza ainda que os bancos nunca ligam para fazer um estorno de transação através de um telefonema, e que nunca solicitam dados como senhas e tokens. Caso o cliente receba uma ligação suspeita, é importante desligar e, de outro telefone, entrar em contato com os canais oficiais do banco.
Uma variação desse tipo de golpe é quando os bandidos ligam para o cliente e afirmam que a conta está sendo fraudada por um colaborador do próprio banco. Nesse caso, eles pedem que o valor seja transferido para uma chave ou conta segura.
É importante ressaltar que cerca de 70% das tentativas de golpes têm origem na engenharia social e não estão relacionadas a falhas no sistema tecnológico dos bancos, que contam com sistemas de segurança de última geração. Os bancos investem cerca de R$ 3,5 bilhões por ano em sistemas de tecnologia da informação voltados para a segurança, o que corresponde a cerca de 10% dos gastos totais com informações, visando garantir a tranquilidade dos clientes em suas transações financeiras cotidianas.