Alto comandante militar dos Estados Unidos convidou Jared Kushner para reuniões para revisar a luta contra o grupo Estado Islâmico.

Jared Kushner, genro e assessor do presidente americano Donald Trump, visita nesta segunda-feira (3) o Iraque ao lado de um alto comandante militar dos Estados Unidos para reuniões com autoridades iraquianas com o objetivo de revisar a luta contra o grupo Estado Islâmico.
O general Joe Dunford, comandante do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas americanas, pediu a Kushner e a Tom Bossert, assessor de Segurança Interna da Casa Branca, que o acompanhassem na viagem, afirmou à AFP o capitão da Marinha Greg Hicks, em uma declaração enviada por e-mail.
“O general Dunford convidou o senhor Kushner e o senhor Bossert para reuniões com líderes iraquianos, com assessores americanos de alto nível, e a visitar as tropas dos Estados Unidos no local para receber uma atualização do status da campanha contra o ISIS no Iraque e na Síria”, disse Hicks, utilizando o acrônimo árabe do grupo Estado Islâmico (EI).
“Kushner está viajando em nome do presidente para expressar o apoio e o compromisso do mandatário ao governo do Iraque e às tropas americanas que atualmente participam na campanha, assim como para receber informações e uma atualização da situação”, completou o militar.
“Bossert viaja no papel de assistente do presidente e participará em reuniões e sessões informativas para reforçar a forte associação entre Estados Unidos e Iraque para derrotar o ISIS”, explicou.
Coalizão
O governo dos Estados Unidos lidera uma coalizão internacional que luta contra o EI e apoia as forças terrestres do Iraque com ataques aéreos.
A coalizão respalda o Iraque, cujas tropas se encontram desde o mês passado envolvidas em uma batalha violenta no oeste de Mossul, a segunda maior cidade do país, que provocou a fuga de mais de 200 mil pessoas da localidade.
Kushner, assim como o sogro, não tem experiência em cargos no governo, mas se tornou uma figura muito importante no governo Trump e hoje é um dos homens mais poderosos de Washington.
Jared Kushner, de 36 anos e muito apreciado por Trump por sua discrição e lealdade, é um dos principais assessores na Casa Branca e tem grande influência em questões de política interna e externa.
Ivanka Trump, sua esposa de 35 anos e filha mais velha do presidente americano, também desempenha um papel chave na assessoria do pai.
A filha do presidente se tornou oficialmente há alguns dias uma assessora do governo Trump, em meio a acusações de conflito de interesses que envolvem os negócios do casal, avaliados em centenas de milhões de dólares.
g1
03/04/2017









