A Zona Verde prevê a concessão de áreas públicas para uso como estacionamentos privados em diversas regiões do Distrito Federal. Segundo o secretário, a intenção é facilitar a busca por vagas nas quadras comerciais do centro de Brasília, onde atualmente o estacionamento é disputado e muitas vezes ocupado por pessoas que permanecem no local por longos períodos sem trazer retorno para a sociedade.
O governador Ibaneis Rocha determinou a realização de novos debates com os impactados pela Zona Verde, incluindo empresários, sociedade civil, empregados de estabelecimentos e usuários do transporte público. Gonçalves ressaltou a necessidade de reforçar a qualidade do transporte público para que as pessoas possam acessar a região do Plano Piloto sem depender do uso do carro.
Além disso, o secretário também abordou o andamento da concessão da Rodoviária do Plano Piloto. Após um contratempo jurídico, a expectativa é que a ordem de serviço seja publicada ainda em janeiro, permitindo que a empresa vencedora da licitação comece a gerir o local, cuidando da operação de embarque e desembarque de ônibus, segurança, manutenção, limpeza, controle de ambulantes e investimentos previstos no projeto.
Dessa forma, a gestão do estacionamento e da Rodoviária do Plano Piloto passará para a iniciativa privada, visando melhorar a mobilidade e a organização do trânsito na capital federal. A população aguarda por mais informações sobre esses projetos que impactarão diretamente a vida dos moradores de Brasília.