O CSA, por exemplo, iniciou seu trabalho em novembro e teve desempenhos positivos, incluindo uma vitória em um clássico. No entanto, alguns tropeços no começo da temporada foram interpretados de forma exagerada, levando a teorias conspiratórias. O técnico Higo Magalhães teve que esclarecer que é difícil manter um alto nível de performance em fevereiro, dadas as circunstâncias atípicas do calendário.
Já o CRB, que começou a pré-temporada mais tarde e passou por mudanças no elenco, passou por um ciclo semelhante. De ser considerado o pior time do mundo para se tornar candidato ao título estadual após uma vitória convincente. Isso reflete uma tendência atual no futebol, onde a segurança defensiva muitas vezes é valorizada em detrimento do jogo ofensivo que caracterizava o futebol brasileiro.
Por exemplo, o técnico Louzer abriu mão de seu estilo ofensivo em troca de uma postura mais pragmática, o que resultou em vitórias. No entanto, a pressão por espetáculo e a análise baseada unicamente nos resultados podem contribuir para a descaracterização do futebol brasileiro. Aqueles que desejam ver a essência do futebol nacional recuperada devem considerar os desafios que os times enfrentam e não apenas o desfecho das partidas.