Fraude em Casamentos: Agência Filia Cancela Festas e Prejudica Mais de 20 Casais

No último fim de semana, a estudante Danila de Lima, de 29 anos, viveu um pesadelo que nenhum casal prestes a casar gostaria de enfrentar. A apenas 24 horas do seu casamento, Danila descobriu que a festa, marcada para o sábado (10), não iria ocorrer. A responsável por isso foi a agência de eventos Filia, contratada para organizar o evento, que não realizou os pagamentos devidos aos fornecedores.

A situação mobilizou familiares e amigos do casal, que uniram forças para garantir que a celebração ocorresse, ainda que improvisada. Eles conseguiram organizar uma nova festa em Campo Mourão, no noroeste do Paraná, para o mesmo fim de semana, mostrando a força da solidariedade e do amor em momentos difíceis.

O caso não se restringe apenas ao casal. Na manhã desta segunda-feira (12), 21 casais que tinham contratos com a mesma empresa registraram boletim de ocorrência na Delegacia de Estelionatos em Maringá, no norte do estado. Entre esses casais, cinco também tiveram suas festas canceladas no último fim de semana. A onda de indignação se espalhou rapidamente, e a comunidade foi às redes sociais em busca de justiça e explicações.

A empresa Filia divulgou um comunicado em suas redes sociais afirmando que se mudou da cidade após receber ameaças, e orientou os clientes a contatarem o departamento jurídico da empresa. No entanto, até o momento, não há respostas concretas para os clientes lesados.

O delegado Fernando Garbelini, responsável pelo caso, garantiu que as denúncias serão profundamente investigadas. “A partir do momento em que há má-fé, em que há a intenção de obter um ganho ilícito, temos um caso de estelionato. Nossa investigação vai focar justamente nisso. Um simples descumprimento contratual não é crime, mas enganar pessoas para lucrar sim é crime”, afirmou Garbelini.

Um grupo foi criado em um aplicativo de mensagens para reunir as vítimas, que até a última atualização da reportagem já contava com mais de 200 participantes. Entre eles, está a estudante Bruna Gabriela Ferreira, que ficou noiva recentemente e tem casamento marcado para 2026. Bruna fechou um contrato de R$ 20 mil com a Filia para a organização da festa e já havia pago R$ 11 mil em parcelas via cartão de crédito. Ela conta que no domingo (11), a responsável pela empresa bloqueou todos os clientes e saiu dos grupos, retornando poucos minutos depois apenas para enviar uma mensagem automática de rescisão de contrato.

A polícia orienta todas as vítimas a registrarem boletins de ocorrência e apresentarem contratos e comprovantes de pagamento para que a investigação seja realizada de forma conjunta. O intuito é unir forças em busca de justiça e evitar que outras pessoas caiam em golpes semelhantes no futuro.

A situação é um alerta sobre a necessidade de se ter cautela ao contratar serviços essenciais para momentos tão importantes. O desfecho desse caso ainda está em aberto, mas a luta por justiça está apenas começando para esses casais que desejam apenas celebrar o amor sem surpresas indesejáveis.

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