
Alagoas possui uma infinidade de recursos minerais. E, para debater a utilização desses materiais, a Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico (Sedetur) promoveu, nesta segunda-feira (14), na Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), o II Fórum da Mineração.
Reunindo autoridades, profissionais, empresários, estudantes e pesquisadores do setor, o evento teve como objetivo estimular políticas públicas voltadas à mineração, assegurando que o Estado participe ativamente das discussões relativas à utilização de recursos minerais no território alagoano.
Para uma das participantes, a química Maura Franca, que trabalha no setor de cerâmica vermelha, o Fórum também é uma forma de adquirir conhecimento sobre a área. “Estou aqui para saber mais detalhes sobre a área de mineração, que é uma etapa bastante importante no nosso processo produtivo”, explica Maura.
Já para a estudante de Engenharia do Petróleo, Laura Vasconcelos, a participação no evento é importante para compreender melhor os processos que envolvem a cadeia produtiva do gás natural. “Para nós, que estudamos o gás natural, é importante saber mais sobre a extração de minérios em Alagoas, acredito que o Fórum me ajude com isso”, pontua Laura.
Entre os palestrantes destaca-se a presença do gerente da Mineradora Vale Verde, Tony Lima, que na oportunidade, apresentou o projeto ‘Serrote’, o qual busca extrair concentrado de cobre no Agreste alagoano.
“É muito importante ver a mineração na pauta do Governo de Alagoas. Vale ressaltar que a mineração é um setor bastante democrático, afinal, tem essa questão da rigidez locacional e ela se implementa onde há jazida, onde os minerais estão. Diante disso, é uma forma de o desenvolvimento chegar ao interior, como é o caso da Mineradora Vale Verde. Então, participar desse Fórum traz o assunto à tona, principalmente para as autoridades e profissionais da área”, explicou Tony.
Durante a cerimônia de abertura, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Rafael Brito, destacou a importância da mineração para o desenvolvimento econômico de Alagoas.
“A mineração é de fundamental importância para a cadeia da química e do plástico no Estado, que hoje emprega mais de 15 mil pessoas. Espaços de discussão assim são ferramentas importantes para fortalecer ainda mais a mineração em nosso Estado. Além disso, Alagoas possui uma infinidade de recursos minerais, o que vem atraindo importantes empreendimentos. É o caso da Mineradora Vale Verde, que chega ao Agreste alagoano, gerando novos postos de trabalho”, pontuou Rafael.
Marcaram presença ainda no Fórum o deputado federal Ronaldo Lessa; o presidente da Fiea, José Carlos Lyra; o diretor-presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti; o diretor-superintendente do Sebrae, Marcos Vieira, e o presidente do Sindicer/AL, Frederico Carneiro.
Ascom – 14/05/2018









