O contrato abrange revisões gerais programadas, também conhecidas como overhaul, e revisão das partes “quentes” dos motores, chamadas de Hot Section Inspection (HSI). Além disso, a manutenção também inclui reparos não programados decorrentes de danos estruturais e acidentes, emissão de relatórios especiais, inspeções não usuais e atendimento personalizado às necessidades específicas da FAB.
A licitação foi dividida em diferentes itens, com destaque para as revisões overhaul e HSI, além dos reparos em peças e acessórios, com um montante total de R$ 184,2 milhões. Adicionalmente, há previsão de gastos para a compra de componentes sobressalentes, suporte de engenharia e investigação de danos nos equipamentos.
O C-105, um avião bimotor turboélice de porte médio, possui capacidade para 7 toneladas de carga e autonomia de voo de 1.200 quilômetros. Sua versatilidade permite a realização de diversas operações, como evacuação, transporte de veículos blindados, deslocamento de feridos e lançamento de paraquedistas.
A manutenção dos motores PW127G é parte fundamental para garantir a operacionalidade dessas aeronaves. O último contrato para este fim foi firmado em 2019, e o novo contrato terá validade de 5 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 10 anos. A Airbus Defence and Space é responsável pela manutenção dos C-105, exceto os motores.
Essa medida reafirma o compromisso da FAB em manter sua frota de aeronaves em plenas condições de operação, assegurando a eficiência e segurança nas missões desempenhadas em prol da segurança e bem-estar da população brasileira.