Uma das particularidades do filme é o uso de sugestões em vez de imagens de violência explícita. O diretor introduz telas completamente pretas, brancas ou vermelhas, acompanhadas de gritos de desespero e gemidos de dor. A ausência de planos de violência direta não diminui a atmosfera tensa e aterrorizante do longa.
A família nazista na trama é retratada de maneira peculiar, sem nenhum indício de ódio aos judeus ou prazer perverso no extermínio de milhares de pessoas. Eles parecem simplesmente não considerar esses aspectos, enquanto o comandante trabalha incessantemente e sua esposa cuida da casa e do jardim.
No contexto do Lafca, o prêmio de Zona de Interesse pode ser um indicativo para o Oscar, pois desde o ano 2000, apenas quatro dos filmes premiados pelo Lafca não receberam indicações ao Oscar de melhor filme. Além disso, cinco produções eleitas pela associação acabaram vencendo o prêmio principal no Oscar, incluindo Parasita e Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo.
O filme, que conta com a produção da famosa A24, também foi agraciado com o grande prêmio do Festival de Cannes. Além do prêmio de melhor filme e direção no Lafca, outros destaques da premiação incluem atuações de destaque, atuações coadjuvantes, melhor roteiro, fotografia e edição em diferentes produções.
Em resumo, Zona de Interesse se destaca como uma narrativa impactante sobre o Holocausto, abordando o tema com sensibilidade e criatividade, o que lhe rendeu reconhecimento significativo no Lafca e no cenário cinematográfico como um todo.