Filipe Barros assumirá liderança da oposição na Câmara dos Deputados em substituição a Carlos Jordy, envolvido em investigações da PF.



O deputado federal Filipe Barros (PL-PR) está prestes a assumir a liderança da oposição do governo na Câmara dos Deputados a partir de abril, substituindo Carlos Jordy (PL-RJ), que deixará o cargo para se dedicar à sua pré-candidatura à prefeitura de Niterói. A troca no comando era esperada para o início deste ano, mas acabou sendo adiada devido a um episódio polêmico envolvendo Jordy.

Em janeiro deste ano, o deputado Carlos Jordy foi alvo da Operação Lesa Pátria, da Polícia Federal, que investigava pessoas que teriam planejado e incitado atos antidemocráticos em 2022 e 2021, principalmente no estado do Rio de Janeiro. Segundo as investigações, Jordy teria participado ativamente de tais atos, como bloqueios de rodovias e manifestações contestando o resultado das eleições presidenciais.

Em meio à polêmica, Jordy se defendeu das acusações, alegando que nunca apoiou atos antidemocráticos e que as medidas tomadas contra ele eram arbitrárias. No entanto, a pressão política para que deixasse a liderança da oposição aumentou, levando à decisão de sua substituição por Filipe Barros.

Barros, por sua vez, também é pré-candidato, concorrendo à prefeitura de Londrina, no Paraná. O deputado é conhecido por sua defesa da inclusão do voto impresso nas eleições, tendo sido relator de uma Proposta de Emenda Constitucional nesse sentido. No entanto, sua ligação com o governo de Jair Bolsonaro também levantou algumas polêmicas, com a Polícia Federal apontando indícios de uma suposta dinâmica golpista na alta cúpula do governo.

Com as eleições municipais se aproximando, a movimentação política dos deputados Filipe Barros e Carlos Jordy reflete um cenário de intensa disputa eleitoral e polarização ideológica no Brasil. A troca na liderança da oposição na Câmara dos Deputados promete trazer novas nuances ao cenário político nacional, com reflexos tanto no Congresso quanto nas eleições municipais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo