Em uma entrevista à revista People, Dorsey descreveu como o pequeno Josey reagiu no momento em que Naya desapareceu no Lago Piru, na Califórnia, em 2020. Ele contou que o menino tentou encontrar um bote salva-vidas para a mãe antes de sua morte, e que ainda carrega a lembrança desse trágico episódio em sua memória.
Naya Rivera, que tinha 33 anos na época de sua morte, estava passando um dia de lazer no lago com seu filho de 4 anos. A investigação concluiu que se tratou de um acidente e que a atriz havia garantido a segurança de Josey no barco alugado para o passeio ao ar livre.
Ryan Dorsey também confessou que ele mesmo sente culpa pelo ocorrido, imaginando como as coisas poderiam ter sido diferentes se ele estivesse presente no barco no momento do acidente. No entanto, ele reconhece que a situação foi uma tragédia inevitável.
O ex-casal, que foi casado de 2014 a 2018, sempre priorizou o bem-estar e a criação do filho, colaborando juntos para oferecer o melhor cuidado a Josey. Dorsey enfatizou a boa relação de paternidade que tinham e como sempre colocaram o filho em primeiro lugar.
Apesar da dor da perda, Dorsey está determinado a honrar a memória de Naya e ser o melhor pai possível para Josey. Em novembro de 2020, ele entrou com um processo contra o condado de Ventura e a empresa responsável pela gestão da região onde ocorreu o acidente, buscando justiça para o ocorrido.
Com um acordo alcançado em março de 2022, que foi descrito como uma compensação para Josey, Dorsey espera ajudar o filho a lidar com o trauma e seguir em frente após a trágica perda da mãe. A morte de Naya Rivera deixou uma lacuna na vida de todos que a amavam e admiravam seu talento como atriz e cantora.