O empresário João Lyra deve anunciar até o começo da próxima semana uma novidade que pode dar novo rumo ao processo de falência da Laginha Agroindustrial SA.
Seus advogados estão prestes a provar que o Grupo JL tem mais a receber do que a pagar em dívidas tributárias ao governo federal.
Os créditos que o empresário tem direito a receber o governo federal e que estão prestes a serem transformados em precatórios podem ser utilizados não só para o pagamento das dívidas relativas a tributos federais, mas também para negociação com os bancos.
A cifra passa das centenas de milhões de reais e, dependendo do andamento que for dado pela Justiça em Alagoas, o processo de falência pode ser revertido para recuperação judicial, de acordo com avaliação de especialistas na área.
Com essa “novidade”, a proposta do Incra, de pagar a desapropriação de terras da Laginha com créditos tributários deve desmoronar: “hoje o empresário João Lyra tem muito mais a receber do que a pagar do governo federal. Essa tese do Incra não vai prosperar”, diz um assessor do empresário.
EDIVALDO JUNIOR