Exposição “Jaraguá, Paisagem-Miragem” no Misa apresenta fotografias e pinturas que retratam o Centro Pesqueiro de Maceió.


No período de 25 de outubro a 24 de novembro, o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) estará abrigando a exposição “Jaraguá, Paisagem-Miragem”, que conta com fotografias de Flávia Gazzanéo e pinturas de Paulo Santana. A abertura oficial do evento acontecerá no dia 25 de outubro, às 20h, e contará com uma vernissage para os presentes terem um primeiro contato com as obras. A entrada para a exposição é gratuita.

Com a curadoria de Francisco Oiticica, a mostra reúne 14 fotografias e 36 pinturas que visam impactar o público com a representação dos ambientes retratados, despertando a importância e a beleza do Centro Pesqueiro de Maceió. Além disso, a exposição também busca mostrar as transformações urbanas que interferiram na estrutura desse ambiente.

Os artistas responsáveis pela exposição comentaram que desejam que o público, ao entrar em contato com as obras, tenha orgulho de ter um local como Jaraguá e sinta vontade de aproveitar a área, consumir os produtos provenientes da pesca e transformá-la em um espaço de convivência e apreciação da paisagem natural.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância da exposição, afirmando que ela é uma celebração da beleza do Centro Pesqueiro de Maceió e que é esperado que o público se apaixone pelo bairro, deseje apreciar sua paisagem natural e apoie a comunidade local.

Flávia Azevedo Gazzanéo, natural de Maceió, é fotógrafa profissional desde 2021, mas sua paixão pela fotografia vem desde a adolescência. Ela tem se dedicado especialmente à fotografia documental e artística, considerando a fotografia como uma forma de expressão artística e uma linguagem imagética transformadora dos espaços e situações cotidianas. Atualmente, ela participa de grupos de estudos e aperfeiçoamento das técnicas do Photoshop.

Já Paulo de Tarso Lemos Santana, natural do Recife, passou a viver em Maceió a partir de 1965. Ele iniciou sua educação artística em 1967, na escola de artes de Getúlio Motta. Durante sua trajetória artística, participou de exposições coletivas e atualmente divulga seu trabalho principalmente por meio das redes sociais.

O Misa, que é um equipamento cultural do Governo de Alagoas administrado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), está localizado no bairro de Jaraguá, em Maceió. O espaço fica aberto para visitações de segunda a sexta, das 8h às 18h, e agendamentos para grupos podem ser feitos por meio do e-mail [email protected]

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo