No acumulado de abril, o Ibovespa teve uma perda de 1,70%, após já ter recuado 0,71% em março. Desde fevereiro e março de 2023, o índice não registrava duas quedas mensais consecutivas. No entanto, nos quatro primeiros meses de 2024, o Ibovespa só conseguiu acumular ganhos em fevereiro, de 0,99%, após uma queda de 4,79% em janeiro.
Neste mês, as ações da Vale e da Petrobras tiveram desempenho positivo. Vale ON subiu 4,04%, enquanto Petrobras ON e PN tiveram altas de 18,66% e 15,60%, respectivamente. Por outro lado, ações de empresas sensíveis ao ciclo doméstico ou a juros, como Magazine Luiza, Casas Bahia e Yduqs, fecharam em queda.
Na véspera do feriado do Dia do Trabalho, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE mostraram uma taxa de desemprego de 7,9% no primeiro trimestre de 2024, impactando as expectativas de inflação e refletindo nas taxas de juros. Essa movimentação acontece em um momento de expectativa em relação à decisão do Fed sobre a taxa de referência americana e diante do aumento dos rendimentos dos Treasuries nos Estados Unidos.
A alta dos custos do emprego nos EUA, com aumento de 1,2% no primeiro trimestre e 4,2% na base anual, contribuiu para a cautela do mercado global, pré-Fed. Esse cenário reforça a possibilidade de ajustes na política monetária na maior economia do mundo, com o mercado de olho nos sinais vindos do relatório ADP e nas pressões inflacionárias.