No acumulado do ano, de janeiro a outubro de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023, os serviços apresentaram um crescimento de 3,2%. O gerente da pesquisa do IBGE, Rodrigo Lobo, destacou que o setor de serviços está caminhando para o seu quarto ano consecutivo de crescimento. Ele ressaltou que a base de comparação não é desafiadora para os próximos meses e que, mantendo a dinâmica observada nos últimos meses, é provável que esse patamar mais elevado em relação a 2023 seja mantido, com o setor de transportes sendo um dos principais destaques.
O setor de serviços teve um recuo em 2020 de -7,8%, mas desde então tem apresentado crescimento, com taxas de 10,9% em 2021, 8,3% em 2022 e 2,9% em 2023. Segundo Lobo, pela primeira vez desde o início da série em 2012, o setor de serviços terá o quarto ano consecutivo de crescimento.
Esses números refletem um cenário positivo para a economia brasileira, indicando uma recuperação consistente do setor de serviços e contribuindo para o crescimento geral do país. O desempenho é um sinal de que a economia está se fortalecendo e trazendo otimismo para os próximos meses.