“É uma doença que lhe causa um grande constrangimento. O principal sintoma é a diarreia. Em crise, vou ao banheiro 30, 40 vezes por dia. Falar disso para as pessoas me gerava muita vergonha. Eu preciso estar nos lugares com um banheiro por perto. Em 2021, eu comecei a ter diarreia associada a sangue, mas não liguei pra isso. Passei três meses assim, emagreci muito. Eu só fui procurar ajuda quando perdi as forças, até para levantar da cama”, relatou o jornalista, evidenciando os impactos físicos e emocionais da doença.
Evaristo também descreveu a sensação de “definhar” diariamente e os desafios em manter uma alimentação adequada devido aos sintomas da doença. “Eu me sinto definhando, é como defino para o médico. Todos os dias eu me sinto definhando. Perco meio quilo por dia… Posso comer qualquer coisa, mas não para dentro de mim. A alimentação não para dentro de mim, então não pego os nutrientes ideais e estou sempre com a imunidade baixa”, explicou o jornalista.
Com relatos comoventes, Evaristo Costa tem buscado conscientizar o público sobre a doença de Crohn e seus desafios, além de incentivar a busca por tratamento e apoio médico adequado. Sua coragem em compartilhar sua jornada pessoal com a doença serve como exemplo de superação e determinação, inspirando aqueles que enfrentam desafios semelhantes em suas próprias vidas.