Fundamentado no Guia Global de Desenho de Ruas e na Lei 12.587/2012 da Política Nacional de Mobilidade Urbana, o estudo destaca a necessidade de priorizar os modos não motorizados, integrar diferentes formas de transporte e criar espaços públicos para atividades físicas. Além disso, a análise se apoia no Artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro, que estabelece a responsabilidade dos órgãos municipais em adotar medidas para reduzir a circulação de veículos e as emissões de poluentes.
Exemplos de sucesso, como a requalificação da Rua Joel Carlos Borges em São Paulo, evidenciam os benefícios das mudanças no desenho urbano para favorecer a circulação segura de pedestres. Na mesma linha, a implantação das faixas verdes em Maceió visa atender a diversos públicos, incluindo cadeirantes, promovendo a inclusão e a acessibilidade.
Além disso, o DMTT destaca a importância do transporte público na região, com alternativas de deslocamento que contemplam os usuários da área. Durante o período de final de ano, a oferta de ônibus gratuitos, como o Free Tour Natal de Todos Nós, se torna uma opção para os visitantes explorarem a orla marítima sem custos adicionais.
Com base em estudos e legislações vigentes, a Prefeitura de Maceió busca tornar a cidade mais amigável para os pedestres, incentivando formas sustentáveis de mobilidade e promovendo a qualidade de vida dos cidadãos. A ampliação da faixa verde na orla marítima se mostra como mais um passo em direção a uma cidade mais integrada, segura e sustentável.