Estudantes do Ifal recebem Prêmio de Excelência Acadêmica da Fapeal com trabalhos científicos de alto nível em Alagoas.



Na última quarta-feira (19), dois estudantes de pós-graduação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Elice Lira Silva e Adriano Alves de Andrade, foram premiados com o Prêmio de Excelência Acadêmica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Ambos são do Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais (PPGTec), um programa intercampi sediado no Campus Marechal Deodoro.

O reconhecimento foi concedido em virtude da qualidade dos trabalhos científicos publicados em revistas de nível A1 até A4 no ranking Qualis, que avalia e acompanha a qualidade das publicações científicas no Brasil. A cerimônia de premiação ocorreu no Polo de Inovação de Jaraguá, em Maceió, e contou com a presença de autoridades como a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifal, Eunice Palmeira, o reitor do Ifal, Carlos Guedes, e o presidente da Fapeal, Fábio Guedes, além de estudantes e docentes da instituição.

Elice recebeu o prêmio pela pesquisa intitulada “Análise ambiental do antigo lixão, no Povoado Algodãozinho, em Palmeira dos Índios-AL”, publicada na Revista Geoambiente (A3) sob a orientação dos docentes Ronny Marques e Sheyla Marques. Já Adriano Alves de Andrade foi premiado pelo estudo “Viabilidade técnica do uso de topsoil na composição de substratos de espécies florestais da caatinga”, publicado na Revista Observatorio de La Economía Latinoamericana (A4) com orientação dos docentes Marcelo Cavalcante, Rodrigo Pereira e Cícero dos Santos.

O evento promovido pela Fapeal, que honra os estudantes e valoriza a pesquisa científica em Alagoas, foi financiado pelo Governo Estadual por meio do Programa Mais Ciência, Mais Futuro, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. O Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais (PPGTec), oferecido de forma gratuita no Campus Marechal Deodoro, visa formar mestres capazes de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental de Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo