Estudantes de Arquitetura do CESMAC elaboram projeto de recuperação da Casa de Cultura Graciliano Ramos



Um time de alunos do 8° e 9° períodos do Curso de Arquitetura do Centro Universitário CESMAC, localizado em Quebrangulo/AL, desenvolveu um projeto revolucionário visando a recuperação e restauração arquitetônica da Casa de Cultura Graciliano Ramos. Em abril, apresentaram o esboço à academia do IES e ao prefeito Marcelo Lima, junto a sua equipe de cultura e assessores do município.

A equipe desenvolvedora do projeto é composta por Alberto Emídio Fonseca de Souza, Andersen Thiago Silva Barbosa, Arthur Lourenço da Silva, Bianca Souza Chagas Sarmento, Brunna Helena Moura Lyra, Gean Marcelino dos Santos Filho, Giovanna Bianca de Moura Ferreira, Mabson Hugo de Oliveira Alves, Maria Helena de Almeida Tenório e Vitória Alcântara Barbosa. Sob orientação das professoras Hanah Maria Torres de Melo, Maria Adeciany André de Souza e Morgana Andreia Medeiros Tenório, com destaque para a primeira, coordenadora do curso.


O projeto, em seus detalhes, inclui a imagem do levantamento local, planta de situação atual, planta de levantamento interno, planta de Layout, programa de necessidades e setorização, planta de proposta, e as primordiais perspectivas. O coordenador geral de Extensão do CESMAC, Prof. Rodrigo Guimarães, explicita o projeto como um espaço de registro de obras, ensaios, oficinas e imersão nos contos de Graciliano Ramos, se tornando um espaço cultural multiuso.

Para o Vice-Reitor do CESMAC, prof. Douglas Apratto Tenório, a casa representa uma aquisição grandiosa para o município de Quebrangulo já que foi o local de nascimento do ilustre autor Graciliano Ramos. Ele pontua a oferta aos moradores de um rico registro da História, alinhada à inovação e tecnologia em um projeto exclusivo, que também representará um marco para a história do CESMAC.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo