O simulado segue o mesmo padrão de questões do Saeb e está sendo aplicado em 90 unidades escolares que oferecem o Ensino Fundamental. Além de preparar os alunos para a avaliação nacional, a proposta do simulado é também ter uma visão ampliada do desempenho dos estudantes, para que as escolas possam intervir pedagogicamente com base nas dificuldades identificadas.
“A partir dos resultados, nós poderemos visualizar o que a escola tem, ver o que os alunos sabem ou precisam melhorar, para que, na avaliação Saeb, eles consigam se sair melhor”, explicou Ademir Oliveira, da Coordenadoria Técnica Geral de Informação e Avaliação Educacional da Semed.
No total, 6.137 estudantes do 5º ano e 1.309 estudantes do 9º ano participarão da avaliação até sexta-feira (15), para testar os conhecimentos e habilidades consolidadas em Língua Portuguesa e Matemática.
“Essa prova é de suma importância para que a gente não trabalhe atividades ou ações pedagógicas baseadas em achismos, mas sim, com base em uma pesquisa em que fomos lá, aplicamos, analisamos e daremos uma análise pedagógica com base nesses resultados. Isso orienta, com certeza, toda a escola a saber onde focar e como focar para que o aluno consiga melhorar o desempenho nas habilidades que são avaliadas no Saeb”, conclui o coordenador de Avaliação Educacional.
As provas do Saeb serão aplicadas na rede municipal de ensino de Maceió no período de 20/10 a 10/11.
O Saeb é um conjunto de avaliações que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira, além de identificar fatores que podem influenciar no desempenho do estudante. As provas do Saeb são aplicadas a cada dois anos na rede pública. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).