Os alunos Lucas Arruda, Vitor Gabriel, Douglas Cleiton, Joedson Mariano e a professora Maria Eulina dos Santos Pinheiro foram premiados por terem apresentado o melhor desempenho nas Olimpíadas de Raciocínio, realizadas em parceria com a empresa Mind Lab, no ano de 2020. Entretanto, devido ao cenário de pandemia, a premiação precisou ser adiada.
Essa parceria entre a Mind Lab e a rede municipal de ensino de Maceió beneficia aproximadamente 15.479 alunos de 40 escolas. Desde 2013, os alunos da rede municipal são contemplados com a metodologia do Programa MenteInovadora, que inclui jogos e materiais pedagógicos no currículo de forma transversal. O objetivo do projeto é desenvolver habilidades socioemocionais nos alunos por meio de atividades lúdicas, e os professores da rede municipal incorporam a metodologia em sua rotina escolar.
Noêmia Pereira, secretária-adjunta de Educação de Maceió, ressaltou a importância dessa parceria com a Mind Lab. Segundo ela, o programa é uma excelente ferramenta para impulsionar os estudantes no desenvolvimento de suas habilidades. Pereira ainda enfatizou que os alunos premiados são fonte de inspiração para seus colegas de ensino e mostram que podem conquistar cada vez mais.
Um dos alunos premiados, Vitor Gabriel, afirmou que o projeto foi além da sala de aula e ajudou a criar laços de amizade com a equipe. Ele destacou que fazer parte dessa equipe é incrível e que aprendeu muitas coisas ao competir nas Olimpíadas de Raciocínio Mind Lab, se tornando bicampeão. Além disso, ele ressaltou que fez amizades que pretende manter para o resto da vida.
A professora Maria Eulina também compartilhou sua experiência com o projeto e destacou a trajetória dos alunos. Ela explicou que os estudantes se voluntariaram para participar das equipes de preparação e que, desde então, foram campeões por dois anos consecutivos (2018 e 2019). Eulina enfatizou que esse sucesso foi fruto de um trabalho em equipe, que proporcionou experiências únicas para cada um dos alunos.
O Programa MenteInovadora é uma solução para promover saltos de aprendizagem nos componentes curriculares, reduzindo as desigualdades nas redes de ensino. Por meio de conteúdos alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o programa busca mudanças na prática pedagógica e auxilia na aprendizagem integral dos alunos. A metodologia combina métodos de organização do pensamento com a capacitação dos professores para utilizar jogos de raciocínio, estimulando as reflexões dos alunos.
A Mind Lab oferece cerca de 50 jogos de raciocínio adaptados para o contexto brasileiro. O currículo é estruturado progressivamente por semestre, visando desenvolver habilidades específicas nos alunos, levando em consideração sua faixa etária e necessidades de desenvolvimento, desde a creche até a educação de jovens e adultos.